6 Dicas que irão ajudar você a cumprir suas metas de dieta feitas no Ano Novo

Daiana Henckes | 07/12/2016

Oiii lindezas e lindões, tudo bem com vocês?! É muito comum o hábito de começar o ano novo com uma meta – seja parar de fumar, arranjar um novo emprego, melhorar certos comportamentos. Mas a grande maioria das pessoas não segue com a promessa, e, na verdade, convenhamos: muita gente não consegue nem manter a promessa pelos primeiros quinze dias do ano.

 

 

Mas por que isso? Por que é tão difícil cumprir a promessa? O que fazer para sustentá-las? Dá uma olhada nessas dicas para você conseguir manter as suas:

 

 

  1.  Não deixe para a última hora
    Muita gente deixa para pensar nessa grande mudança no dia 31 de dezembro, e muitas vezes já com uns copinhos de champanhe tomados. Uma meta é uma promessa muito pessoal, e, eu suponho que não queira mentir para si mesmo, correto? Pensar no que vai mudar em 2017 nos últimos cinco minutos de 2016 não é razoável, e é pedir para que seu projeto falhe. Então, aproveite que ainda temos alguns dias até o réveillon para pensar com calma sobre sua promessa.
  2.  Seja razoável nas suas promessas
    Lembre-se de fazer promessas que sejam realistas. Por exemplo, é melhor prometer se empenhar em fazer academia (ou se exercitar em casa) e se alimentar direito do que jurar que irá perder 10 quilos em janeiro.
  3.  Não acredite que irá mudar seus hábitos completamente, do dia para a noite
    Não fique pensando que os primeiros dias serão fáceis. Vamos analisar o exemplo da dica nº2: se você nunca foi à academia todos os dias na sua vida, não espere que isso seja fácil, mas persista. Cientistas descobriram que demora 21 dias para algo se tornar um hábito, e seis meses para este hábito se tornar parte da nossa personalidade.
  4.  Anote: Está difícil manter a promessa? Faça uma agenda e comece a segui-la. Ter a tarefa que precisa fazer anotada faz com que ela seja mais concreta, e “esquecê-la” (vulgo preguiça) fica mais difícil. Não gosta de agenda? Anote sua promessa em algum lugar visível da casa. Pessoas que escrevem suas promessas as seguem com muito mais frequência do que as que as deixam apenas “na cabeça”.
  5. Conte para alguém
    Dizer para alguém ajuda a manter a promessa, justamente porque se você não cumprir, não estará somente se enganando, mas enganando outras pessoas também. Convenhamos, quantas vezes já nos prometemos de fazer dieta, e fica só na palavra mesmo? Além do mais, você pode compartilhar isso com uma amiga que também tem o mesmo objetivo, e seguir sua promessa ficará ainda mais fácil.
  6. Lembre-se que mudanças devem ser para melhor, não castigo
    Prometer a si mesma que nunca mais comerá aquela pizza que você tanto ama é pedir para não conseguir cumprir a sua meta. É importante aproveitar a vida às vezes, e você sempre tem como comer comidas gostosas sem sair da sua dieta. Aliás, fazer dieta já deixou de ser tortura, não é mesmo? Tem muitos restaurantes que oferecem comidinhas deliciosas que não vão pesar na consciência nem na balança, além de opções com menos gordura dos seus pratos favoritos – dê uma olhadinha aqui e verá que você pode comer comidas gostosas sem culpa. Além do mais, mesmo que o seu prato favorito seja realmente calórico, você não precisa abandoná-lo completamente: diminua a porção e a quantidade de vezes que comete “pecados”. Dieta não é passar fome ou cortar tudo que é gostoso, é reeducação alimentar. Ninguém merece passar o resto da vida só comendo o que não quer, não é mesmo?

 

E que venha um 2017 cheio de mudanças saudáveis!

Deixe um comentário