Festa de final de ano saudável: é possível!

Equipe Lápis de Olho | 14/12/2015

Dezembro é o mês do ano em que os bons sentimentos estão estampados em todos os lugares e pessoas, é um mês que lembra comemoração, família, amizades, espiritualidade e, comida. Muita comida. Nas festas de final de ano, o que não falta é definitivamente a COMIDA. São tantos sabores, em forma de tentação como petiscos, jantares e sobremesas que nos fazem suspirar.

 

 

Nesse clima todo, enfiar o pé na jaca é o que mais acontece. Seguido de uma lista de desejos para o novo ano, onde o primeiro item (que quase sempre vem, acompanhando de um suspiro de arrependimento) é :“perder o peso que ganhei nas comemorações de fim de ano”. Promessa essa que, devido ao inicio das férias, quase sempre fica só na promessa.

 

 

Como os alimentos elaborados para as festas de fim de ano são normalmente muito calóricos, acabam comprometendo a manutenção do peso corporal. Há até quem antes mesmo da comilança começar, já pense em ficar longe da balança por algum tempo, como se preparasse o corpo e a mente para os excessos. Porém nosso corpo é uma máquina muito inteligente, e evitar consumir alimentos ou até mesmo alimentar-se de forma escassa por um tempo como uma forma de compensar o que está por vir, além de errado não funciona.

 

 

Então, será que é possível passar por estas comemorações, aproveitando os bons momentos da vida e o que a boa mesa nos oferece, sem aquele peso na consciência e na balança?

 

 

Claro que sim! Todos os alimentos que preparamos para as ceias têm sua versão saudável e nutritiva. Fazendo algumas trocas inteligentes, é possível melhorar a qualidade dos alimentos da ceia sem perder o sabor. Aí vão algumas dicas para você tornar sua ceia mais saudável e ainda agradar a todos!

 

 

– A primeira dica é uma das mais importantes, evitar todos os alimentos prontos e processados. Parecem alimentos práticos e super saborosos, mas o que realmente são poucos sabem: uma bomba de sódio, gorduras e conservantes industriais que acabam por nos entupir de porcarias! Prefira sempre o natural, vegetais frescos, molhos caseiros, etc. Fuja da tentação de buscar a praticidade e caia no prazer de cozinhar para sua família e amigos! Sempre que possível, convide para que façam parte e ajudem nas preparações. Com toda a família reunida preparando a ceia, o clima fica ainda mais especial!

 

 

Evite as farofas prontas para o peru. A farofa que acompanha o peru também não pode faltar, mas a farofa pronta, que encontramos nos mercados é rica em gorduras Trans e sódio. Para melhorar a qualidade da ceia, faça uma farofa de cereais matinais, que, além de ser mais leve, também é mais saudável e repleta de vitaminas e minerais. Você pode usar um cereal sem açúcar, como flocos de milho, e triturá-lo até obter uma farofa, tempere com um pouco de sal e temperos verdes. Ou ainda, utilizar a farinha de mandioca torrada, temperar com salsinha, cebolinha e pimenta branca em pó, além de saudável é muito saborosa.

 

 

O arroz para acompanhar pode ser uma boa opção. Basta você acrescentar a ele alguns vegetais picados ou ralados, como por exemplo couve-flor, cenoura, brócolis e abobrinha. Desta forma, o arroz branco terá mais fibras e ainda assim ficará delicioso. Você pode utilizar esta técnica com o arroz integral se preferir.

 

 

Dê preferência para o salpicão no lugar da maionese com batata. Basta preparar um salpicão com bastante vegetais, e se quiser, adicione um frango ou peixe desfiado. No lugar da maionese, utilize um creme de iogurte com limão, sal e azeite de oliva. Ficará muito mais saudável e gostoso.

 

 

Para as saladas, acrescente frutas secas ou naturais, castanhas e prepare molhos caseiros, evitando os molhos prontos. Uma dica para molho de salada é misturar vinagre balsâmico, azeite de oliva, mostarda e mel.

 

 

Se você preparar aperitivos, fuja dos salgadinhos e das castanhas. Apesar de parecerem opções fáceis, são ricas em gorduras e calorias. Você pode preparar palitos de cenoura e pepino e servir com molhos caseiros de iogurte com limão, mostarda e mel, e patês de vegetais.

 

 

Para a sobremesa, evite as preparadas com cremes, leite condensado e chocolates. Uma salada de frutas com iogurte sem açúcar encanta os olhos e o estômago dos convidados. Outra sobremesa que agrada adultos e crianças são os smoothies ou frozens. Você pode congelar frutas de sua preferência e depois bater no liquidificador com iogurte ou suco de laranja e servir. Refrescante e saudável.

Deixe um comentário