Alimentos orgânicos

Ana Caroline Ebone | 31/08/2015

O que são alimentos orgânicos? Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem a utilização de fertilizantes químicos, agrotóxicos, biocidas e/ou pesticidas para combater pragas, e no caso dos animais, sem utilização de hormônios de crescimento. O produto orgânico é certificado, e sua qualidade deve ser assegurada pelo Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica (coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa), o que garante ao consumidor, que ele está adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

 

 

Pelo fato de a produção ser livre de agrotóxicos e outros produtos químicos, podemos dizer que os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis! Além disso, como não possuem agrotóxicos, podem ser consumidos de maneira integral, sem desperdiçar cascas, folhas e talos. Outro ponto positivo é que são mais nutritivos, pois o solo utilizado na plantação é mais rico e balanceado com adubos naturais.

 

 

Mas onde encontrar? Você pode encontrá-los, principalmente, em feiras de alimentos orgânicos. Entre no site da prefeitura de sua cidade para saber onde estão as feirinhas do município. Ou então diretamente na propriedade, a maioria da produção orgânica provém de pequenas propriedades familiares, os agricultores familiares, que tem na terra o seu sustento. Consumir produtos locais dá a possibilidade de comprar os produtos orgânicos diretamente de quem produz, sem intermediários, que oneram muito os custos, tornando o produto um pouco mais barato. Além disso, é benefício para o comprador, que sabe de onde vem seu alimentos e sabe que é seguro para o consumo.

 
E se você não achar? Nem sempre encontraremos produtos orgânicos certificados pois a certificação é muito cara, mas podemos optar por um outro tipo de alimento que também não utilizam estes agrotóxicos na produção, os produtos agroecológicos. Para este tipo de produção, são usados conhecimentos da agricultura tradicional, que é mais complexa.

 

 

E então, que tal incluir orgânicos na sua vida? Eles são saúde e vida!

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Suas dicas são valiosas! Tão difícil encontrar em blogs uma profissional de nutrição, normalmente são pessoas sem formação falando sobre!
    Obrigada por dividir estes conhecimentos!
    beijinhoooos

    • Ana Caroline Ebone
      Ana Caroline Rauber Ebone em 27/11/2014 às 14:40

      Que bom que gostou Mayara!! Adoro dividir com vocês dicas sobre nutrição, receitas e assuntos relacionados! É muito bom saber que isso é bem aceito!!! Espero sempre poder ajudar você e todos os que por aqui passam!!
      Beijoss e até mais!!!