Vitamina C e Imunidade

Ana Caroline Ebone | 27/04/2015

Já reparou que quando começa a esfriar muita gente começa a tomar ‘suplemento’ de vitamina C em cápsulas efervescentes que dizem melhorar a imunidade? Por anos vi minha avó tomar aquilo e sempre me perguntei se realmente funcionava. Mas como ela dizia que nunca pegava gripe, eu acreditava e não contestava a sabedoria dela.

 

 

Os anos passaram e ela pegou uma gripe. Ai então eu desconfiei que alguma coisa não estava certa! Seria a quantidade de vitamina? Ou será que a vitamina C não aumentaria/melhoraria a imunidade? Procurei em vários lugares, mas apenas na faculdade aprendi qual a relação da vitamina C com a imunidade. Por isso hoje compartilho com vocês este conhecimento, de forma simples, para que fique muito claro qual é esta relação e se a vitamina C realmente ajuda a melhorar nossa imunidade.

 

 

Então, a vitamina C ajuda a aumentar/melhorar a imunidade? Sim, a vitamina C ajuda sim a melhorar a imunidade. Como? Através de vários fatores. Nossa imunidade não é composta de apenas 1 ou 2 tipos de células, e sim por vários tipos de células e anticorpos. Algumas dessas células requerem vitamina C para que sejam estimuladas a funcionar e/ou produzir anticorpos.

 

 

Mas será que qualquer tipo de fonte de vitamina C ajuda a melhorar nossa imunidade? Ou algum tipo específico é melhor? Bom, a vitamina C faz parte do grupo de vitaminas Hidrossolúveis, aquelas que são solúveis em água; desta maneira pode ser eliminada do nosso organismo facilmente. É muito sensível à luz e ao calor, podendo ser destruída caso haja aumento de temperatura ou entre em contato com a luz. Esta vitamina não é produzida pelo corpo humano, por isso deve ser ingerida de fontes externas. É encontrada em maior quantidade nas frutas alaranjadas e amareladas, frutas cítricas, pimentões, tomates e vegetais folhosos, mas a concentração é afetada por diversos fatores como estação do ano, transporte, estágio de maturação, tempo de armazenamento e modo de cocção.

 

 

AnaNutri_vitamina C

 

 

Ou seja: vitamina C fresquinha todos os dias é o que funciona! Seja ela em forma de suco natural de morango recém feito em casa, folhas de salada cruas ou uma laranja que descascou e comeu debaixo do pé. Não importa! O que conta é que todos os dias a vitamina C esteja na nossa mesa, faça sol ou chuva, frio ou calor. Nosso corpo precisa ter esta vitamina todos os dias para que ela possa desempenhar suas funções com total “dedicação”!

Deixe um comentário