Comprando meu imóvel: Construir ou Comprar pronto?!

Daiana Henckes | 23/04/2015

Oi lindezas e lindões! Sei que estou devendo a continuação desta série para vocês há algum tempo (confira o primeiro post aqui), mas juro que agora vamos voltar a falar sobre a compra de imóvel próprio seguidamente (quero muito ajudar vocês!). Quando se pensa em comprar uma casa ou apartamento, logo vem os questionamentos: Será que é melhor construir, comprar pronto ou ainda comprar na planta, o que vale mais a pena?!

 

 

Vamos tentar desvendar essa pergunta e analisar o que é mais viável em cada situação?! A resposta para essas perguntas vai depender de cada situação, da emergência ou dinheiro que você pode investir… se você tem onde morar durante o período de construção, ou se precisa mudar-se imediatamente!

 

Vantagens de construir seu imóvel:

 

  • Você pode fazer o imóvel do jeito que sempre sonhou (ou quase isso, caso não tenha $$ para itens muito caros no início) – mesmo assim, a divisão da casa, os cômodos, tudo vai ser da maneira que você decidir que seja… Isso é maravilhoso!
  • Você vai poder escolher a cor do piso da cozinha, do banheiro, etc… as cores das paredes, as fechaduras, o suporte para lâmpadas, enfim… todos os detalhes terão o seu dedo e a casa terá a sua carinha!

 

Vantagens de comprar seu imóvel na planta:

 

  • A primeira vantagem (com certeza) neste caso, é o preço… o imóvel na planta tende a ser muito mais em conta do que o imóvel pronto!

Então se você quer economizar, essa é uma ótima alternativa!

  • Uma construtora ficará responsável por ver tudo para você (mão de obra, materiais, etc).
  • Comprando o imóvel na planta, você tem a flexibilidade (na maioria das vezes) de poder colocar seu “dedinho” em algumas coisas… como a escolha da cor da casa, o piso, a fechadura. Normalmente estes detalhes e incrementos podem ser realizados por quem comprou o imóvel durante a sua construção!

 

Vantagens de comprar seu imóvel pronto:

 

  • Incomodo nenhum com a construção e mudança imediata!
  • Você só precisa se preocupar em pagar (ou financiar) e entrar na casa com as suas coisinhas!
  • É mais fácil de encontrar uma casa pronta bem localizada, do que um terreno para construção em local bem localizado!
  • Tudo estará prontinho esperando por você!

 

Como toda situação tem dois lados, na compra do seu imóvel não seria diferente… existem vantagens e desvantagens e nós vamos falar sobre tudo!

 

Desvantagens de construir seu imóvel:

 

  • Você vai ter que correr atrás de tudo!
  • Primeiramente você precisa ter o terreno para construir nele.
  • Vai ter que ir atrás da mão de obra (no caso pedreiros, pintores, etc).
  • A compra de tudo vai ficar por sua conta e o stress também (claro! Talvez sua família possa te ajudar), você terá que comprar tudo, desde o cimento para construção, até a tinta, o piso, as lâmpadas… vai se incomodar com a mão de obra, etc.

 

Desvantagens de comprar seu imóvel na planta:

 

  • Neste caso as desvantagens são parecidas com as desvantagens de construir… porém você não vai precisar correr atrás de TUDO!
  • Então qual o motivo de serem desvantagens parecidas?! Neste caso você terá incômodos também, como na construção, porém quem vai responder isso para você é a construtora e não as pessoas que você contratou (isso pode ter seu lado bom – mas também muito ruim)… então se for optar por comprar o imóvel na planta, pesquise muito bem antes a construtora que você irá contratar!
  • Há casos onde a casa/apartamento é entregue ao dono muito tempo depois do prazo estipulado no contrato. Muitas vezes, também, para “baratear” este tipo de construção utiliza-se materiais de terceira linha e mão de obra barata, o que pode trazer complicações futuras!

 

Desvantagens de comprar seu imóvel pronto:

 

  • Normalmente o valor é mais alto do que nos casos anteriores! (pode ser até 30% mais alto)
  • Você não pode escolher nada, o imóvel estará pronto e você só poderá mudar algo se arcar com isso depois da mudança (ou antes… mas isso gera custos)
  • Você não sabe o tipo de material e mão de obra que foi utilizado durante a construção (e isso pode trazer complicações futuras).

 

(Não esqueça de ler o contrato de compra e venda – normalmente a construtora tem que dar garantia mínima de 5 anos ao proprietário)

 

 

Visite este site Aqui, é como se fosse um guia para você que está querendo comprar seu imóvel.

 

 

No meu caso, como moro longe de meus familiares (cerca de 800 km), se eu construísse ou comprasse um imóvel na planta teria que alugar outro imóvel para residir, passar por duas mudanças (para o aluguel e depois para a minha casa – o que geraria mais custos também), então optei por comprar um imóvel pronto e mudar diretamente para ele!

 

 

Com o tempo você vai deixando tudo do seu gosto nestes casos também… mesmo que não tenha sido você que escolheu cada detalhe do seu imóvel, nem foi você que definiu a planta, como no meu caso, aos poucos você pode decorar do seu gosto… com móveis, pinturas, papéis de parede, enfim…

 

 

Analise bem, não tenha medo e realmente vá atrás da maneira que mais se adapta as suas necessidades!

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Daiii, já estávamos com saudade dessa série…espero que agora você escreva mais seguidamente sobre isso e nos mostre também a sua casa! 😀

    Eu também sonho em ter a minha!